Reunimos nesta área do site a resposta a algumas das dúvidas e questões mais frequentes dos nossos clientes.
Se não encontrar nos tópicos abaixo a informação que pretende, consulte-nos.
[clique, por favor, para ver detalhe]
Reunimos nesta área do site a resposta a algumas das dúvidas e questões mais frequentes dos nossos clientes.
Se não encontrar nos tópicos abaixo a informação que pretende, consulte-nos.
[clique, por favor, para ver detalhe]

Consulte os nossos horários de atendimento aqui .
COMO É QUE FUNCIONAM AS VIAGENS EM GRUPO?
Na Pinto Lopes Viagens encontrará um leque de opções de viagem, nas quais se poderá inscrever individualmente, em casal, em família e/ou com amigos. As inscrições de diversos clientes formarão a dada altura um número mínimo obrigatório para a realização da viagem, sendo dessa forma constituído o grupo com quem irá viajar.
Viajar em grupo proporciona um ambiente de partilha, uma vez que todos os participantes usufruirão das mesmas experiências e serviços em conjunto. Para tal, o guia acompanhante desempenha um papel fundamental, orientando as atividades e os respetivos horários, com vista ao integral cumprimento do programa e ao máximo usufruto do mesmo pelos clientes.
ATÉ QUANDO ME POSSO INSCREVER NAS VOSSAS VIAGENS?
Não existe uma data limite definida para as inscrições, sendo possível inscrever-se enquanto houver disponibilidade de lugares no grupo.
Ainda assim, recomendamos que o faça com a maior antecedência possível, pois algumas viagens esgotam rapidamente — e, quanto mais cedo reservar, maiores serão as possibilidades de garantir lugar.
VIAJO SOZINHO(A). POSSO INSCREVER-ME NUMA VIAGEM?
Muitos dos nossos viajantes inscrevem-se individualmente e são muito bem-vindos. Como a Pinto Lopes Viagens organiza apenas viagens em grupo, mesmo viajando sozinho(a) integrará sempre um grupo de participantes, acompanhado por um guia, conforme indicado em cada programa.
Durante a viagem, é comum criar-se um ambiente descontraído e de partilha entre os participantes. Muitos clientes referem que se sentiram integrados e em segurança no grupo, mesmo viajando sozinhos. A convivência ao longo do circuito leva, frequentemente, à criação de laços de amizade que perduram — e há quem volte a viajar com pessoas que conheceu numa viagem anterior.
POSSO ACUMULAR MILHAS COM O MEU CARTÃO DE PASSAGEIRO FREQUENTE?
A Pinto Lopes Viagens procede ao registo dos dados do seu cartão de milhas, que associa às suas reservas de voos. No entanto, devemos salvaguardar que existem determinadas tarifas que não permitem a acumulação de milhas, podendo esta acumulação ser também impedida por regras específicas das companhias aéreas a utilizar. Paralelamente, e visto que uma eventual incompatibilidade entre sistemas poderá inviabilizar a leitura dos dados do cartão no ato de reserva, sugerimos que apresente sempre o seu cartão de milhas no balcão de check-in, no dia do voo para garantia de que as mesmas foram registadas.
POSSO UTILIZAR/DESCONTAR MILHAS?
As milhas acumuladas no seu cartão de passageiro frequente devem ser utilizadas em reservas individuais, realizadas diretamente com a companhia aérea correspondente. Na realidade, fruto das regras contratuais, geralmente não é permitido adquirir lugares em reservas de grupo com utilização de milhas. Se assim pretender, poderemos descontar da viagem selecionada a componente aérea, ficando a seu cargo a aquisição dos mesmos voos da forma individual junto da companhia aérea respetiva.
POSSO CEDER A MINHA VIAGEM A OUTRA PESSOA?
Poderá ceder o seu lugar, fazendo-se substituir por outra pessoa que preencha todas as condições requeridas para a viagem organizada, desde que informe a agência de tal vontade, por escrito e até 7 dias seguidos antes da data prevista para a partida.
Nessa altura, a agência analisará a possibilidade de, à distância a que se encontrarem da partida, alterar toda a documentação já emitida. Sendo possível, essa alteração poderá originar custos, que serão adicionados ao valor final da viagem.
TENHO ALGUMA DIFICULDADE EM ANDAR. POSSO PARTICIPAR NOS CIRCUITOS PINTO LOPES?
Todos os nossos programas envolvem alguns percursos a pé e, como tal, não são aconselháveis a pessoas com dificuldade acentuada de locomoção. A nossa programação não está elaborada nem preparada para cuidar de eventuais necessidades especiais, pelo que é possível que passageiros com dificuldades acentuadas a esse nível não possam efetuar todas as visitas.
Passageiros com mobilidade reduzida ou outra condição que exija cuidados específicos deverão viajar acompanhados por uma pessoa que se responsabilize por todas as suas necessidades especiais.
Aconselhamos a consulta da página Condições de Cancelamento que são as aplicáveis caso a sua viagem não possua condições específicas de cancelamento, mencionadas em cada um dos programas.
Poderá ainda solicitar capitais ou coberturas suplementares, conforme informação disponibilizada na nossa página de seguros .
O QUE ACONTECE CASO TENHA DE ATIVAR O SEGURO?
Em caso de sinistro, e caso o cliente assim o deseje a Pinto Lopes Viagens acionará o seguro correspondente e pretará todo o apoio que a situação exija. Caso o cliente não o pretenda, deverá indicá-lo à agência, passando nessa altura a gerir a situação diretamente com a companhia de seguros.
É da responsabilidade do cliente a entrega da documentação exigida pela companhia de seguros com vista à instrução e regularização do respetivo processo.
Aconselhamos sempre a leitura atenta da apólice detalhada do seguro incluído na sua viagem, que lhe é disponibilizada aquando da confirmação de reserva.
Pode consultar as condições resumidas nas Condições Gerais da Pinto Lopes Viagens ou, em detalhe, na apólice da RNA – Rede Nacional de Assistência, disponíveis na nossa página de seguros.
FUI INFORMADO (A) QUE DETERMINADO GUIA IA ACOMPANHAR A MINHA VIAGEM. O GUIA PODE MUDAR?
O guia indicado para cada viagem é definido com antecedência e, quando o seu nome é comunicado aos clientes nos mailings pré-viagem, a sua presença está praticamente garantida.
Apenas em situações excecionais e imprevistas — como motivos de saúde ou outro impedimento de força maior — poderá haver necessidade de substituição.
SOU PORTUGUÊS E RESIDO ATUALMENTE NO ESTRANGEIRO, MAS GOSTARIA DE VIAJAR CONVOSCO. ESTA SITUAÇÃO CONSTITUI ALGUM IMPEDIMENTO PARA ME JUNTAR AO GRUPO?
Não, não é um impedimento. Pode perfeitamente juntar-se ao grupo, mesmo residindo no estrangeiro — basta que consiga estar presente no ponto de encontro definido para o início da viagem.
Se não pretender viajar com o grupo a partir de Portugal, poderá solicitar à agência a opção de programa sem voos incluídos, assumindo a responsabilidade pela sua deslocação até ao início do circuito.
Nestes casos, recomendamos sempre que aguarde a confirmação definitiva da viagem antes de adquirir os seus voos.
POSSO LEVAR UMA MALA DE 30KG EM VEZ DE DUAS DE 23KG?
A franquia de bagagem depende da companhia aérea e da classe de viagem.
Em voos na classe económica, o mais comum é estar incluída 1 mala de porão com o máximo de 23 kg por passageiro. No entanto, algumas companhias permitem até 30 kg no total, podendo o passageiro optar por levar uma única mala ou dividir o peso por duas, desde que não ultrapasse o limite total autorizado.
Se viajar em classe executiva, as regras costumam ser mais flexíveis, permitindo mais peso e maior número de volumes.
Caso pretenda levar bagagem adicional, isso é possível mediante o pagamento de um suplemento. Recomendamos que nos consulte com antecedência, para avaliarmos consigo a melhor opção.
Nota importante: Em circuitos que incluam voos internos ou regionais, as companhias podem impor limites de peso e volume mais restritivos, inferiores aos praticados nos voos internacionais. Nessas situações, é fundamental respeitar os limites estabelecidos de bagagem permitida para evitar custos adicionais no destino.