Viagens com Joaquim Magalhães de Castro
Escritor e investigador da História da Expansão Portuguesa
Natural das Caldas de S. Jorge (Santa Maria da Feira), Joaquim Magalhães de Castro é escritor, jornalista independente, fotógrafo e investigador da História da Expansão Portuguesa. É licenciado em História, variante Arte e Arqueologia, pela Faculdade de Letras da Universidade do Porto.
Tem trabalhado, nas últimas décadas, na imprensa de Macau e em diversos jornais e revistas portuguesas.
É autor dos livros Mar de Especiarias – Viagem de um Português na Indonésia (2009), Viagem ao Tecto do Mundo – O Tibete Desconhecido (2010) e No Mundo das Maravilhas – Património de Origem Portuguesa no Mundo (2011), publicados pela Editorial Presença; Oriente Distante (2012), da Oficina do Livro; Na Senda de Fernão Mendes Pinto (2013), Os Filhos Esquecidos do Império (2014) e Costa da Memória (2015), das Edições Parsifal, e Portugueses no Extremo Oriente – Antes de depois de Fernão de Magalhães, Edições Colibri (2023), com vários dos seus livros a ser recomendados para o Plano Nacional de Leitura.
Em 2019, a sua obra Mar das Especiarias foi traduzida para Bahasa indonésia com o título Lautan Rempah e publicado pela Gramedia, o maior grupo editorial da Indonésia.
É também autor dos álbuns fotográficos Os Bayingyis do Vale do Mu – Luso Descendentes na Birmânia (2001), A Maravilha do Outro – No Rasto de Fernão Mendes Pinto (2004), Patrimónios Comuns (2013) e Sagres – A Nossa Barca (2017).
Participou em variadas exposições fotográficas e são da sua autoria os documentários para televisão Bayingyi – A Outra Face da Birmânia (2001); Dund (2004); De um lugar para o outro – Diários da Mongólia, sobre a vida e obra do jesuíta Tomás Pereira, (2012); sendo ainda autor/realizador dos documentários Sande – Um Humanista na China, sobre a vida e obra do jesuíta Duarte de Sande (2013) e No Reino do Dragão, que retrata a viagem pioneira efectuada ao Butão e Tibete, em 1626, pelos jesuítas Estevão Cacela e João Cabral (2018).
É também autor e realizador dos quatro episódios do documentário Himalaias – Viagens dos Jesuítas Portugueses, que a RTP 2 exibiu em 2009 com um elevado índice de audiência. Exibida posteriormente na RTP Internacional, a série inspira-se no livro Viagem ao Tecto do Mundo e resulta de uma viagem terrestre de muitos milhares de quilómetros pelas regiões mais inóspitas do Tibete, Nepal e noroeste da Índia, o denominado Pequeno Tibete.
Presentemente, enquanto membro da AILD (Associacão Internacional de Luso-Descendentes), está envolvido em vários projectos, e, em parceria com o município de Oleiros (distrito de Castelo Branco), coordena uma série de iniciativas no âmbito das celebrações dos 400 anos da chegada do padre António de Andrade ao Tibete.