Viagens com Joaquim Magalhães de Castro

Escritor e investigador da História da Expansão Portuguesa

Natural das Caldas de S. Jorge (Santa Maria da Feira), Joaquim Magalhães de Castro é escritor, jornalista independente, fotógrafo e investigador da História da Expansão Portuguesa. É licenciado em História, variante Arte e Arqueologia, pela Faculdade de Letras da Universidade do Porto.
Tem trabalhado, nas últimas décadas, na imprensa de Macau e em diversos jornais e revistas portuguesas.
É autor dos livros Mar de Especiarias – Viagem de um Português na Indonésia (2009), Viagem ao Tecto do Mundo – O Tibete Desconhecido (2010) e No Mundo das Maravilhas – Património de Origem Portuguesa no Mundo (2011), publicados pela Editorial Presença; Oriente Distante (2012), da Oficina do Livro; Na Senda de Fernão Mendes Pinto (2013), Os Filhos Esquecidos do Império (2014) e Costa da Memória (2015), das Edições Parsifal, e Portugueses no Extremo Oriente – Antes de depois de Fernão de Magalhães, Edições Colibri (2023), com vários dos seus livros a ser recomendados para o Plano Nacional de Leitura.

Em 2019, a sua obra Mar das Especiarias foi traduzida para Bahasa indonésia com o título Lautan Rempah e publicado pela Gramedia, o maior grupo editorial da Indonésia.
É também autor dos álbuns fotográficos Os Bayingyis do Vale do Mu – Luso Descendentes na Birmânia (2001), A Maravilha do Outro – No Rasto de Fernão Mendes Pinto (2004), Patrimónios Comuns (2013) e Sagres – A Nossa Barca (2017).
Participou em variadas exposições fotográficas e são da sua autoria os documentários para televisão Bayingyi – A Outra Face da Birmânia (2001); Dund (2004); De um lugar para o outro – Diários da Mongólia, sobre a vida e obra do jesuíta Tomás Pereira, (2012); sendo ainda autor/realizador dos documentários Sande – Um Humanista na China, sobre a vida e obra do jesuíta Duarte de Sande (2013) e No Reino do Dragão, que retrata a viagem pioneira efectuada ao Butão e Tibete, em 1626, pelos jesuítas Estevão Cacela e João Cabral (2018).

É também autor e realizador dos quatro episódios do documentário Himalaias – Viagens dos Jesuítas Portugueses, que a RTP 2 exibiu em 2009 com um elevado índice de audiência. Exibida posteriormente na RTP Internacional, a série inspira-se no livro Viagem ao Tecto do Mundo e resulta de uma viagem terrestre de muitos milhares de quilómetros pelas regiões mais inóspitas do Tibete, Nepal e noroeste da Índia, o denominado Pequeno Tibete.

Em 2009 participou no projecto 7 Maravilhas de Origem Portuguesa, tendo recolhido imagens nos quatro continentes, posteriormente inseridas em 3 álbuns fotográficos vendidos com as edições de fim-de-semana dos jornais Diário de Notícias e Jornal de Notícias. Em 2010 foi o único jornalista/escritor a acompanhar presencialmente as duas últimas etapas da viagem de circum-navegação do NPR Sagres. Foram 40 dias a bordo do navio escola, de Goa a Alexandria, e desta cidade até Lisboa. Voltaria a embarcar no navio-escola em quatro outras ocasiões. Dessa experiência resultou o livro de fotografias trilingue Sagres – A Nossa Barca, várias exposições de fotografia e um documentário televisivo. Em 2012 produziu e realizou para a Guimarães 2012, Capital Europeia da Cultura, quatro documentários televisivos alusivos a figuras históricas daquela cidade.

Presentemente, enquanto membro da AILD (Associacão Internacional de Luso-Descendentes), está envolvido em vários projectos, e, em parceria com o município de Oleiros (distrito de Castelo Branco), coordena uma série de iniciativas no âmbito das celebrações dos 400 anos da chegada do padre António de Andrade ao Tibete.

Próximas Viagens com o Autor

Viagens a destacar brevemente.